Reciclanip

8 julho 2014

Reciclanip vai mostrar sua operação em logística reversa na Pneushow 2014

 

 

A entidade, criada pelos fabricantes brasileiros de pneus recolheu e deu destinação correta a mais 400 mil t de os pneus descartados em 2013, evitando que possam se tornar criadouros da dengue ou criem outros problemas ambientais, atuando em parceira com prefeituras de todo o país.

 

 

A Reciclanip, entidade que é parte do Sistema ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos participará da 11ª Feira Internacional da Indústria de Pneus na próxima semana (25.04) da Pneushow 2014 em SP e abordará o próprio case: logística reversa. O coordenador geral da entidade e palestrante do evento, Cesar Faccio, fala sobre a participação da entidade. “Hoje nós somos responsáveis pela criação dos pontos de coleta com parceiros, pela gestão da logística reversa do produto e pelo fomento para novas destinações”, explica Faccio.

 

Durante a palestra, o responsável pela entidade vai explicar a importância da retirada do material de locais e como funciona o ponto de coleta e a retirada do inservível. “A Reciclanip retira o material quando atinge a quantidade de 2000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões e a retirada é feita por transportadores conveniados”, conta o porta-voz. Vale lembrar que, é importante que a área do ponto de coleta seja protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água.

A Reciclanip coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 109 mil toneladas de pneus inservíveis durante o primeiro trimestre deste ano e no ano passado foram no total de 404 mil toneladas de pneus inservíveis.

Reaproveitamento ou queima

No Brasil, os pneus inservíveis recolhidos pela Reciclanip são reaproveitados de diversas formas. Depois de moído o pneu, a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço e o tecido, que também são reutilizados. Entre os produtos que reutilizam a borracha estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação, gerando o asfalto borracha, que apresenta importantes vantagens de segurança e durabilidade.

A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo nas indústrias de cimento, pelo seu alto poder calorífico, num processo cercado de todos os cuidados ambientais necessários, que envolvem o uso de sistemas especiais de filtração e retenção.

Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas. “Nós temos cumprido e até superado todo ano as metas de recolhimento estabelecidas pelo IBAMA, de modo que se ainda há pneus não recolhidos, eles são de responsabilidade de importadores que não fazem o mesmo e hoje respondem por quase 40% do consumo aparente” acrescenta o gerente geral da Reciclanip.

“É muito importante que o consumidor tenha a consciência de não levar pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar um pneu novo, ele deve deixar seu pneu inservível na loja, que tomará as providências necessárias para que o pneu chegue até nosso ponto de coleta. Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários e podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. Se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, diz Faccio.

PNEUSHOW-RECAUFAIR 2014 – 11ª Feira Internacional da Indústria de Pneus

Palestra logística reversa de pneus com Cesar Faccio

Data: 25 de abril (sexta-feira)

Horário: 17h

Local: Expo Center Norte

Inscrições: gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo site da feira (www.pneushow.com.br).

 

Sobre a Pneushow-Recaufair

A Pneushow-Recaufair é o maior evento de negócios do continente a integrar a cadeia completa de produção de pneus – matéria-prima, reforma, manutenção, equipamentos e reciclagem. Esta edição reúne 80 expositores, sendo que 44 são internacionais, vindos da China, Espanha, Estados Unidos, Bélgica, Bolívia, Singapura, Taiwan, México, Canadá, Índia, Ucrânia, Itália e Paraguai.

Simultaneamente acontece a Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, maior evento do setor de artefatos de borracha da América Latina, também na 11ª edição. Juntas, as feiras esperam receber a visita de 10 mil profissionais do setor.