Reciclanip inaugura ponto para coleta de pneu inservível em Teresina – PI
A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos inaugurou hoje um ponto de coleta em Teresina (Piauí) instalado pela Cacique Pneus. A entidade vai coletar pneus inservíveis e encaminhar à destinação final ambientalmente adequada, que é realizada por empresas devidamente autorizadas e licenciadas pelos órgãos ambientais estaduais e reconhecidas pelo IBAMA.
O programa Reciclanip cobre todo o Brasil e seu funcionamento começa com a instalação dos chamados "Pontos de Coleta" – local coberto disponibilizado e administrado pelo responsável pelo local, para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço público, por revendedores ou ainda descartados voluntariamente pelo munícipe.
“A inauguração deste ponto de coleta é muito importante para nós que temos o objetivo de cada vez mais contribuir de forma positiva com a cidade e para os moradores que terão uma unidade fixa para se desfazer dos pneus inservíveis”, explica o Gerente Geral da Reciclanip, Cesar Faccio.
Ponto de Coleta: Cacique Pneus
Local: Av. Pref. Wall Ferraz, 15100 (BR 316 – km 9,3) – Teresina – PI
Horário de funcionamento segunda a sexta-feira das 07h às 11h e 13h as 16h30.
Logística reversa – Existem hoje 808 pontos de coleta da Reciclanip, distribuídos em todos os estados e Distrito Federal. A maior parte deles foi criada em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas especificas de segurança e higiene, para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas, sem riscos de originar focos de mosquitos. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica à Reciclanip a necessidade de retirada do material quando o volume atinge a quantidade de 2 mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.com.br.
No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como na fabricaçãode solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis, além de combustível alternativo para as indústrias de cimento.
Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas. Hoje, parte significativa dos pneus coletados é utilizada como combustível alternativo nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima deste material nas cimenteiras é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais.
Sobre a ANIP e Reciclanip – A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende dez empresas e 17 fábricas instaladas nos Estadosde São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do ProgramaNacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunirmais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 2,2 milhõesde toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 450 milhõesde pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.
Prêmio-E – O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela ANIP/ Reciclanip recebeu um reconhecimento da UNESCO, o Prêmio-E na categoria “Economia”, entregue durante a durante a Rio+20, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro.
A premiação, em sua 1ª edição, integrou a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de reconhecer as iniciativas socioambientais mais representativas dos últimos 20 anos, executadas após a ECO-92. Idealizada por Oscar Metsavaht, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, o prêmio é uma parceria do Instituto-E (http://www.institutoe.org.br/premioe/ ), Prefeitura do Rio de Janeiro e UNESCO.
Fonte: CL-A Comunicações / Fones: 5511 3862-3549 / e-mail: gleyma.lima@cl-a.com