Reciclanip

11 março 2015

Reciclanip apresenta programa de reciclagem de pneus na 3ª conferência de logística reversa realizada pela Página Sustentável em SP

A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos está apoiando a realização da 3ª Conferência de logística reversa realizada pela Página Sustentável no dia 03 de março (terça-feira), que vai ocorrer em São Paulo. “Somos responsáveis pela maior operação de logística reversa do país, que envolve a criação de pontos de coleta de pneus inservíveis com parceiros em todos os estados, a gestão da retirada do produto descartado, sua destinação correta, o fomento para novas destinações e um amplo programa de atendimento, envolvimento e informação às comunidades”, explica César Faccio, gerente geral da Reciclanip, entidade sem fins lucrativos mantida pelos fabricantes associados à ANIP.

 

O evento tem o objetivo de apresentar os melhores cases de logística reversa e preparar as empresas nacionais para enfrentarem o desafio.  Dentre as empresas palestrantes estão: Alcoa, Walmart, Suzano Papel e Celulose, Dow, Braskem, Duratex, Celulose Irani, Gerdau, 3M, Votorantim, Akzo Nobel e entre outras.

 

Durante o evento o gerente geral da Reciclanip fará uma palestra, explicando a importância de ser bem administrado e como funciona o ponto de coleta, como é feita a retirada do inservível e de que modo se define a destinação ambientalmente adequada, de acordo com as normas do IBAMA. “A Reciclanip retira o material quando o local atinge a quantidade de 2.000 pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões e a retirada é feita por transportadores conveniados”, conta o porta-voz. Ele lembrar que é fundamental a área do ponto de coleta ser protegida, a fim de se evitar o acúmulo de água, que poderia gerar problemas ambientais e saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações da palestra Reciclanip- Cesar Faccio – Gerente Geral da entidade

 

 

15h00 Logística reversa de pneus inservíveis

 

• O Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da Anip e sua história

• A resolução nº 258 do Conama e a estratégia do setor

• Desempenho atual da logística reversa de pneus inservíveis no Brasil

 

 

Sobre o evento:

 

Conferência Logística Reversa, 3a. edição

 

Data: 3 de março de 2015

 

Local: Novotel Jaraguá São Paulo Conventions

 

Endereço: R. Martins Fontes, 71, São Paulo/SP

 

Horário: À partir das 08h30

 

Informações: http://www.paginasustentavel.com.br/

 

Sobre a ANIP e Reciclanip

 

A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas e 17 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (sete), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (uma) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 26 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.