Borcol produz tapetes de borracha para caminhões a partir de borracha recuperada de pneus
A Borcol Indústria de Borracha, de Sorocaba (SP), empresa líder no fornecimento de tapetes de borracha para automóveis, passou a produzir este ano também tapetes de borracha para caminhões, e já está fornecendo para os maiores fabricantes do setor.
A Borcol é uma das parceiras da Reciclanip, entidade mantida pelos fabricantes de pneus do país associados à ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) para o recolhimento e destinação de pneus inservíveis. Ela processa mensalmente mais de 2.600 toneladas desses produtos descartados na região, Conta com mais de 450 empregados e funciona em três turnos.
Os pneus inservíveis são retalhados, triturados e moídos nas instalações da empresa em Sorocaba, separando o aço e o tecido da borracha. Esta é desvulcanizada e transformada em pó e blocos de borracha, sendo que cerca da metade é vendido para as próprias indústrias de pneus, reciclando o produto. A outra metade da borracha assim recuperada é utilizada para produzir os tapetes.
Sobre a ANIP
A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas e 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (três), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (duas), Paraná (três) e Amazona (uma). Ao todo, responde por quase 27 mil empregos diretos e 100 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 4.500 pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 820 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta dos pneus inservíveis pelos fabricantes, mais de 2,68 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 560 milhões de pneus de passeio, foram coletados e destinados adequadamente.
Prêmio-E
O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela ANIP/ Reciclanip recebeu um reconhecimento da UNESCO, o Prêmio-E na categoria “Economia”, entregue durante a durante a Rio+20, realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro.
A premiação, em sua 1ª edição, integrou a programação oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de reconhecer as iniciativas socioambientais mais representativas dos últimos 20 anos, executadas após a ECO-92. Idealizada por Oscar Metsavaht, embaixador da Boa Vontade da UNESCO, o prêmio é uma parceria do Instituto-E, Prefeitura do Rio de Janeiro e UNESCO.