A responsabilidade pós-consumo da indústria de pneumáticos
Entidade já recolheu e destinou de forma ambientalmente adequada 2,56 milhões de toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio.
A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis, nasceu em 2007 para consolidar o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) com o objetivo de recolher e dar a destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis, ou seja, aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma. Desde então, o equivalente a 512 milhões de pneus de passeio tiveram destino ambientalmente responsável.
Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip se difere no quesito remuneração. As empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus em seus países. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação. Desde então, os fabricantes de pneus novos já investiram mais de US$221,40 milhões (valor até setembro de 2013). A previsão de investimento para 2013 é de US$ 43 milhões.
O programa é desenvolvido por meio de parcerias com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro de normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas. Forma-se então, o Ponto de Coleta. São 808 em todo país, de onde a Reciclanip recolhe e transporta os pneus até as empresas de trituração ou de reaproveitamento.
No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.