Conselhos de Relações Públicas comemoram 100 anos da profissão no Brasil com entrega do Prêmio Opinião Pública
A Reciclanip, entidade ligada à ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos recebe hoje o Prêmio Opinião Pública pelo trabalho de informação e conscientização da população sobre a destinação correta de pneus inservíveis. A entidade neste momento trabalha a todo vapor na região para coletar os pneus inservíveis conta com 834 pontos de coleta em todos os estados do país e no Distrito Federal, onde recolhe os inservíveis e os leva para serem triturados ou usados como combustível alternativo em fábricas de cimento.
Essa destinação final ambientalmente adequada é fiscalizada pelo IBAMA, que estabelece anualmente a quantidade a ser recolhida, com base às vendas no mercado de reposição. A Reciclanip tem superado anualmente essa meta, devido ao recolhimento de parte dos pneus trazidos ao país por importadores que não cumprem essa exigência.
“Este reconhecimento é para nós mais uma confirmação sobre a qualidade do trabalho ambientalmente adequado que realizamos e que vem contando com a colaboração da sociedade e dos governos municipais”, afirma o gerente geral da Reciclanip, Cesar Faccio.
Vale lembrar que, o programa Reciclanip cobre todo o Brasil e seu funcionamento começa com a instalação dos chamados "Pontos de Coleta" – local coberto disponibilizado e administrado pelo responsável pelo local, para onde são levados os pneus recolhidos pelo serviço público, por revendedores ou ainda descartado voluntariamente pelo munícipe.
Logística reversa – Existem hoje 834 pontos de coleta da Reciclanip, distribuídos em todos os estados e Distrito Federal. A maior parte deles foi criada em parceria com as prefeituras, que cedem os terrenos dentro das normas especificas de segurança e higiene, para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas, sem riscos de originar focos de mosquitos. O responsável pelo Ponto de Coleta comunica à Reciclanip a necessidade de retirada do material quando o volume atinge a quantidade de dois mil pneus de passeio ou 300 pneus de caminhões. A partir daí, a Reciclanip programa a retirada do material com os transportadores conveniados. Para saber onde levar os pneus inservíveis é só consultar a lista com todos os pontos de coleta que está no site www.reciclanip.org.br.
No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis, além de combustível alternativo para as indústrias de cimento.
Todas estas destinações são aprovadas pelo IBAMA como destinações ambientalmente adequadas. Hoje, parte significativa dos pneus coletados é utilizada como combustível alternativo nas cimenteiras. Para que seja ambientalmente correta, a queima deste material nas cimenteiras é cercada de todos os cuidados ambientais necessários, com o uso de filtros especiais.
Sobre a ANIP e Reciclanip
A ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (www.anip.org.br), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende onze empresas (Michelin, Brigdestone, Pirelli, Goodyear, Continental, Maggion, Levorin, Dunlop, Rinaldi, Titan e Tortuga) e 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazona (uma). Ao todo, responde por 27 mil empregos diretos e 120 mil indiretos. O setor é apoiado por uma rede com mais de 5 mil pontos de venda no Brasil com 40 mil empregos. Em 2007 a ANIP criou a Reciclanip, voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis no País. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de 800 pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 2,79 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 558 milhões de pneus de passeio.
Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.